#Sugestão...Revista

Science&Vie – nº 1045/ Outubro de 2004

No número deste mês da revista francesa Science&Vie, uma das revistas científicas mais antigas do mundo, vem como destaque de capa uma reportagem sobre a recente descoberta do planeta extrasolar de menor massa até agora, que ficou conhecido por Mu Arae c.




O planeta tem apenas uma massa equivalente a 14 massas terrestres, uma órbita de 9,55 dias (terrestres) e distância de 0,09 UA* em relação à sua estrela, que é a Mu Arae, uma estrela localizada na constelação de Altar, visível a olho nu, mas apenas para os observadores localizados a latitudes mais a sul.

O planeta foi descoberto no passado dia 26 de Agosto, pela equipa do astrónomo suíço Michel Mayor, o mesmo que descobriu o primeiro planeta extrasolar, em 1995, e um pioneiro na área. Em redor desta estrela, que é semelhante ao nosso Sol, já tinham sido descobertos outros dois corpos em órbita, um planeta gigante gasoso, como Júpiter e a maioria dos outros planetas extrasolares descobertos, e outro corpo que poderá ser um gigante gasoso ou anã castanha. De todos os planetas extrasolares descobertos até agora, que já totalizam cerca de 128, este é o que tem mais possibilidades de albergar vida.

Chamo ainda a atenção para um artigo sobre o misterioso Manuscrito de Voynich, que deverá ter alguns séculos de existência. Escrito numa linguagem indecifrável e ilustrado com variadas imagens, tem mantido uma polémica em volta da sua origem e finalidade. Poderão encontrar mais informações em: www.voynich.net

Preço: 3,80 Euros

*UA significa Unidade Astronómica. Uma Unidade Astronómica, ou UA, é a distância que separa a Terra do Sol, e que equivale a cerca de 150 milhões de quilómetros.

Sem comentários: